Neste ano, os dirigentes sindicais enfrentaram grandes desafios. Com a inflação em alta, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) e o aumento do desemprego, os avanços nas negociações foram afetados. O cenário político também contribuiu para as dificuldades. Isso não impediu, porém, que o Sinttrol conquistasse avanços para os trabalhadores.

Conforme o último boletim divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apenas 24% das unidades de negociação, que passam pela avaliação do Departamento, conquistaram ganhos reais aos trabalhadores. Em 37%, foram observados reajustes iguais à inflação. Já um percentual de 39% das negociações, aproximadamente, registrou reajustes abaixo da inflação.

Apesar da crise econômica e das demais dificuldades, cobradores e motoristas, por exemplo, tiveram ganhos reais no último período. Para os cobradores, os ganhos foram de 1,89%. Já para os motoristas, o ganho real ficou na casa dos 1,22%. Embora possa parecer pequeno, esses índices demonstram que a categoria teve algumas conquistas.

Cobradores 

Os cobradores conquistaram 1,89% de ganhos reais no último período. Embora a crise e a instabilidade política tenham prejudicado, em 2015 esses ganhos representaram 3,26%.

Motoristas

Para a categoria dos motoristas, o índice de aumento real foi de 1,22%. Em 2015, esse aumento foi de 2,17%. A queda é resultado da conjuntura econômica.

Obstáculos

– Conjuntura econômica e crise política;

– Aumento da inflação;

– Queda do PIB;

– Política de ajuste fiscal adotada pelo governo;

– Aumento do desemprego.

*Os dados do gráfico são referentes às negociações ocorridas nos últimos três anos na categoria de transporte urbano de Londrina.

Fonte: Sinttrol