Ele pega a estrada todos os dias. Enfrenta longas horas de trabalho e passa um bom tempo atrás do volante. Que profissional é esse? O motorista de caminhão. Muitas vezes, por falta de acompanhamento médico, pelas rotinas intensas de trabalho e pelo pouco tempo para praticar exercícios físicos, esses profissionais deixam de lado os cuidados com a saúde e a preocupação com o bem-estar.

Esse comportamento prejudica a saúde e pode ocasionar problemas na coluna vertebral.

Para que isso não ocorra, deve-se manter uma postura correta, que começa por um assento adequado. O motorista deve ficar com as costas apoiadas no banco e segurar o volante com as duas mãos. O cinto de segurança também precisa estar ajustado adequadamente, nunca sobre o pescoço, mas sim sobre o peito.

O condutor deve manter essa posição para visualizar o painel com clareza. Além disso, é indicado que os calcanhares fiquem apoiados no assoalho do veículo, a fim de diminuir os esforços da coluna.

Se tomados os devidos cuidados, as chances de desenvolver doenças ocupacionais diminuem. Para tanto, os trabalhadores devem verificar se as empresas estão seguindo as normas que garantem sua segurança e bem-estar.

Enfrentar estradas dia e noite não é uma tarefa fácil. Quem adota uma postura correta atrás do volante diminui o próprio desgaste físico, evita situações de perigo e promove a segurança no trânsito.

O Instituto São Cristovão (ISC), ligado à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), orienta os motoristas sobre os vínculos empregatícios. Os direitos dos trabalhadores precisam estar em dia e a empresa deve priorizar sempre a segurança e a saúde do profissional.

“O motorista que recebe um caminhão com todos os itens adequados dificilmente encontrará problemas no trabalho. É necessário ter kits de primeiros socorros no veículo. Se for o caso, inclua no estojo um medidor de pressão arterial para fazer o controle periodicamente”, recomenda o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

A fiscalização e o cumprimento das leis trabalhistas, a regulamentação da jornada de trabalho, os prazos adequados para coleta e entrega de mercadorias e as ações de mobilização e educação no trânsito são medidas que a Fetropar busca e incentiva, a fim de melhorar a qualidade de vida dos motoristas.

Fonte: ISC/Fetropar