Ao fazer uma curva, dependendo da velocidade, o veículo pode perder sua estabilidade lateral e tombar. É como se parte do peso do que está sendo transportado fosse amontoada no lado externo do veículo, provocando a inclinação.

Em veículos do tipo frigorífico “gancheira” isso fica ainda mais perigoso, porque possuem baixa estabilidade quando comparados com aqueles que transportam cargas convencionais. Os riscos de tombarem durante curvas nas estradas são ainda maiores.

O fato da carga ser fixada diretamente no teto, como se fosse um pêndulo, e não apoiada no piso da carroceria, contribui para sua instabilidade. A possibilidade de balanço lateral da carga pendurada intensifica os riscos de acidentes.

Cuidados

Para prevenir acidentes ao dirigir veículos deste tipo, os motoristas devem receber treinamento sobre as medidas preventivas que evitarão o tombamento. Esse processo deve, principalmente, ensinar aos motoristas como controlar a velocidade antes de entrar em pontos críticos da estrada, como curvas fechadas, alças de acesso, retornos e rotatórias.

Rearranjar a carga após uma entrega parcial, redistribuindo o peso para evitar o balanço excessivo da carga restante, também é uma medida que previne acidentes com veículos desse tipo.

De acordo com o presidente do Instituo São Cristóvão, João Batista da Silva, o treinamento do motorista é essencial para garantir a segurança dele, das cargas e também dos outros usuários das estradas. “As empresas devem priorizar a segurança de seus funcionários, garantindo que todos possuam informações corretas sobre os riscos que as funções que realizam podem trazer”, afirma.

Fonte: Fetropar e ISC