O motorista de caminhão tem prazos para cumprir. Mesmo assim, ele não deve se deixar levar pela pressa. É preciso priorizar a segurança na estrada não só para evitar acidentes, mas para garantir boas condições de trabalho.

É claro que isso não depende apenas dos motoristas, mas de toda a estrutura da empresa em que ele trabalha, bem como da própria situação das vias. No entanto, o Instituto São Cristóvão (ISC) selecionou algumas dicas para o trabalhador se proteger durante todo o trajeto.

– Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Mas, afinal, tem como saber se eles já estão nesse ponto? Existem alguns indicadores, bem nos sulcos dos pneus, que apontam se já estão gastos ou não. Quando isso acontece, significa que é hora de trocá-los;

– A pressão do ar é outro fator que contribui para o desgaste do pneu. Isso compromete, também, sua vida útil. Por isso, o motorista deve checar sempre as pressões dos pneus, manter a indicada no manual do proprietário e colocar, estrategicamente, etiquetas nas laterais das portas ou da tampa de abastecimento do tanque de combustível. Portanto, lembre-se sempre de calibrar os pneus quando estiverem frios;

– O estepe também é fundamental. Alguns motoristas não dão tanta importância, mas ele é essencial para que o trabalhador não fique no meio da estrada com um pneu furado e sem solução, por exemplo. Confira a calibragem e outras condições gerais do estepe. A chave de roda e até mesmo um pano limpo para limpar as mãos são indispensáveis;

– Sabe quando é preciso fazer aquela curva? O que garante melhor dirigibilidade é o alinhamento e o balanceamento do veículo. O alinhamento possibilita um desgaste regular dos pneus e também traz eficiência no rolamento, o que contribui para a economia de combustível.

O presidente do ISC, João Batista da Silva, orienta os motoristas para que não saiam da transportadora sem a devida manutenção no veículo.

“Os motoristas não devem colocar a vida em risco. O caminhão que eles pilotam deve estar em condições adequadas. Caso contrário, a probabilidade de acidente é maior. Em caso de problemas com o veículo, a indicação é que o motorista procure um posto de Policiamento Rodoviário e comunique, imediatamente, a empresa”, aconselha.

Fonte: Fetropar/ISC