Motoristas de Toledo puderam aprimorar os conhecimentos e vivenciar, na prática, as dificuldades que os passageiros encontram no dia a dia. O curso de transporte coletivo de passageiros, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Toledo (Sinttrotol), de 15 a 24 de abril, trouxe experiências novas para os participantes.

Os diferenciais desse curso, segundo o instrutor Fernando Paulino da Silva, foram a abordagem sobre a acessibilidade para cadeirantes, o manuseio e a operação das plataformas elevatórias. Com início em 15 de abril, as aulas foram divididas em quatro módulos, cujos temas eram, respectivamente, Legislação Específica, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Relacionamentos e Pessoal.

Nos últimos dias do curso (23 e 24 de abril), foi a vez das aulas práticas. No sábado, os alunos trabalharam a acessibilidade para cadeirantes, o embarque e desembarque de passageiros e o uso da plataforma elevatória. No segundo dia dessa etapa, os alunos tiveram aulas práticas de direção.

 Vivência na prática

O Sindicato conseguiu um ônibus de transporte urbano e uma cadeira de rodas para proporcionar a real experiência prática dos conteúdos ministrados. “Nós ficamos como cadeirantes, ali, para o aluno vivenciar a realidade da pessoa que tem necessidade especial”, conta Fernando.

No mesmo dia, os motoristas adquiriram conhecimentos sobre veículos com 4º eixo e sistema automático de direção. “Eles estão acostumados a dirigir carros de 1980. Os carros novos são todos automatizados. Essa questão da tecnologia embarcada e da prática de direção foi muito válida, o pessoal gostou muito”, avalia o instrutor.

Márcio Luís Ody Bezilaqua foi um dos 30 participantes do curso. Ele destaca que adquiriu, durante as aulas, noções fundamentais de Primeiros Socorros. Márcio percebeu, também, o quanto os cadeirantes sofrem para embarcar no ônibus. Sem contar, é claro, a experiência de conhecer ônibus maiores. “Todo mundo deveria passar por esse curso, porque tem muita coisa que a gente faz de errado no trânsito, por não saber”, comenta.

O diretor do Instituto São Cristóvão, Munir Varela, explica que os cursos de qualificação garantem segurança no trânsito e possibilitam, aos motoristas, conhecimentos novos sobre direção. “O aprendizado permite que os alunos consigam obter conhecimentos teóricos – como as aulas sobre Legislação e Primeiros Socorros – e também conhecimentos práticos para a profissão, a exemplo de como lidar com um cadeirante”, esclarece o diretor.

Atanisia Teresinha de Souza de Jesus também esteve presente no curso. Motorista há 16 anos, ela aponta que as aulas sobre Primeiros Socorros e Meio Ambiente proporcionaram experiências novas para ela. “O curso teve muitas dicas, instruções até de como gente deve tratar as pessoas. Foi muito bom”, finaliza.

Fonte: ISC