O Instituto São Cristóvão promoveu no início do mês, em Francisco Beltrão e Toledo, a capacitação dos novos trabalhadores.

De 1 a 10 de abril, o instrutor Edenilson Campos ministrou o curso de Transporte de Passageiros de Transporte Coletivo para trabalhadores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Francisco Beltrão (Sintrofab).

Mais de 30 trabalhadores receberam a certificação após passar pelo treinamento que envolveu legislação específica, segurança veicular e práticas adequadas no transporte coletivo.

Já no dia 11 de abril foi a vez de trabalhadores de Toledo finalizarem a capacitação para Motofrete. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários em Toledo (Sinttrotol), cerca de 20 filiados realizaram o treinamento.

Dividido em três módulos, o curso de Motofrete teve carga horária total de 50h e abrangeu assuntos como segurança e saúde, ética e cidadania, transporte de cargas e logísticas e técnicas de postura corporal para prevenção de acidentes.

Para o diretor do Instituto, Munir Varela, além de garantir a qualificação na área de Motofrete, e Transporte Coletivo, os cursos promoveram a segurança do trabalhador. “O aprendizado foi, sobretudo, sobre prevenção. Somente com conhecimentos específicos podemos garantir que os motoristas vão atuar dentro da legislação e conforme os princípios de direção defensiva para evitar possíveis acidentes”, afirma.

Fonte: Fetropar