Na última terça-feira (3) a diretoria executiva da Fetropar se reuniu para discutir as últimas atividades da Federação e a programação do Seminário de Negociação Coletiva e Jurídico da Fetropar, que iniciou hoje e vai até sexta-feira (6).

Foram colocados diversos assuntos para reflexão dos dirigentes sindicais presentes no encontro, especialmente em relação às estratégias para as entidades após a Reforma Trabalhista, que entrará em vigor em 11 de novembro.

O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, apresentou a minuta do Manual Básico de Proteção Coletiva dos Trabalhadores Rodoviários do Estado do Paraná, que lista princípios, valores e limites éticos para a atuação dos sindicatos filiados. Esse documento será discutido na assembleia da próxima quinta-feira (5), que faz parte da programação do seminário.

A diretoria também debateu a necessidade da união tanto entre os sindicatos da categoria quanto com os que representam outras categorias, pois a retirada de direitos causada pela Reforma Trabalhista afeta toda a classe trabalhadora.

A assinatura do Projeto de Lei Popular que visa anular a nova legislação também foi discutida entre os dirigentes, que entendem que essa pode ser uma ação importante para combater os ataques feitos pelo governo contra os trabalhadores.

A iniciativa popular está prevista no artigo 61 da Constituição Federal e requer a adesão de ao menos 1% do eleitorado brasileiro, distribuído por no mínimo cinco estados, com pelo menos 0,3% dos eleitores de cada estado, para que possa ser apresentado projeto de lei à Câmara dos Deputados. A organização para a coleta de assinaturas será debatida na próxima reunião da diretoria da Fetropar.

Fonte: Fetropar