Hoje (30), foi realizado o último dia do XV Seminário Preparatório para as Negociações Coletivas da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) para o Ano de 2016.

As atividades da manhã já iniciaram com a discussão de cada um dos 97 pontos do rol básico de reivindicações e documentações do dissídio coletivo para a campanha salarial de 2016.

Neste ano, a pauta sofreu algumas modificações, principalmente em relação aos itens que tratavam da lei 12.619/2012 – que não está mais em vigor –, e foram substituídos pelos termos dos direitos contidos na legislação.

Além disso, foram incluídas especificações de pisos salariais para vários cargos, tanto na função de condutores quanto aos trabalhadores de escritório e manutenção, de benefícios como o da alimentação, e do cumprimento das empresas a dispositivos legais – como o cumprimento do depósito e da homologação dentro do prazo, sob pena de multa.

Diante da conjuntura nacional de ameaças aos trabalhadores, também foi incluída uma cláusula relativa às terceirizações.

Após longos debates, os dirigentes aprovaram o rol por unanimidade, durante a Assembleia Geral Extraordinária da Fetropar, definindo as negociações coletivas para o exercício de 2016.

Com a deliberação, cada sindicato deverá realizar Assembleias Gerais com suas bases para referendar as pautas, em 18, 19 e 20 de novembro.

Além disso, foi aprovada a constituição da Coordenação e Membros da Comissão de Negociações Coletivas da Federação para 2016. Foram eleitos como coordenadores José Aparecido Faleiros, Jonas Cleiton Comissio, Alcir Antônio Ganassini, Valdemar Ribeiro do Nascimento e Edimilson Pereira da Mata.

Para a diretoria da Fetropar, o balanço desse XV Seminário é muito positivo. “Neste Seminário tivemos uma participação bastante significativa, talvez pelos desafios da crise econômica e política e pelas dificuldades do mundo do trabalho. Cumprimos nosso objetivo, todos os sindicalistas saíram orientados sobre a importância da atuação”, frisou o presidente da entidade, João Batista da Silva.

Fonte: Fetropar