Ser mulher, trabalhadora e guerreira não é tarefa fácil – e para muitas o desafio pode ser ainda maior. É por isso que a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e o Instituto São Cristóvão (ISC) apoiam o Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama.

O movimento mundial começou com ações isoladas que incentivavam a prevenção precoce – que ocorre por meio de autoexames periódicos e da mamografia. Com laços e ambientes iluminados de rosa, o maior objetivo é proteger as mulheres e sensibilizar a população sobre a importância de estar atento à saúde feminina.

Apesar de ser uma doença séria, o câncer de mama pode ser revertido quanto mais cedo for descoberto.

O tipo de câncer que mais as atinge no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, é o de mama, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50.

Diversas estatísticas indicam o aumento da sua incidência tanto em países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Diagnóstico

O câncer de mama normalmente pode ser detectado ainda nas fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura. As mulheres devem ficar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação é de que a mulher faça a palpação no banho ou na troca de roupa. A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

As mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos – já que nessa idade a doença se torna mais comum. Aquelas que têm histórico de casos de câncer na família, principalmente jovens, devem redobrar a atenção, já que a probabilidade de contrair a doença é maior.

A Fetropar e o ISC incentivam todas as mulheres a se prevenirem para continuar colorindo o mundo!

Fonte: ISC