O dia 4 de abril foi a data escolhida para o lançamento do instituto em homenagem a Edésio Passos, um dos maiores lutadores da causa trabalhista no Brasil, que faleceu em agosto de 2016. Nessa data seria comemorado seu 78º aniversário.

 A solenidade foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com a presença de militantes políticos, dirigentes de movimentos sindicais, professores, amigos e familiares do homenageado.

Diversos diretores da Fetropar prestigiaram o evento. De acordo com o presidente do sindicato, João Batista da Silva, é sempre importante relembrar conquistas e batalhas sociais vencidas por quem tanto lutou pelos trabalhadores. “Tentamos, todos os dias, seguir o caminho daqueles que lutaram em defesa dos direitos do povo brasileiro. A história de Edésio nos inspira a continuarmos trilhando por este caminho”, afirmou.

O instituto pretende olhar para o futuro, promovendo debates que informem a classe trabalhadora sobre o atual cenário político brasileiro, em assuntos que envolvam seus direitos. O objetivo é promover a reflexão sobre o futuro do país e inspirar projetos que envolvam os trabalhadores brasileiros.

Instituto Edésio Passos

O Instituto Edésio Passos tem como função primordial a recuperação da memória e da história desta grande personalidade. A história de Edésio está intimamente ligada à história da luta pela democracia e pelos direitos trabalhistas em nosso país. O instituto foi planejado com a missão de recuperar a história das lutas sociais, populares e das lutas sindicais que marcaram a vida dos trabalhadores brasileiros.

André Passos, filho de Edésio, e agora presidente do Instituto, fez a fala de abertura da solenidade e reforçou a importância dos trabalhadores e dos movimentos sindicais para o crescimento do país. “O objetivo é transformar, a partir de agora, toda primeira semana de abril em momento de referência da luta pela cidadania, democracia e liberdade”, disse.

O instituto atuará como uma entidade voltada não somente à preservação da memória de Edésio e de seu legado político, de luta pelos trabalhadores, resistência à ditadura, meio ambiente, advocacia trabalhista e jornalismo. A missão é dar continuidade às batalhas que ele iniciou, atuando pela justiça e democracia, e criando novos projetos em favor desses ideais.

Sandro Lunard Nicoladeli é um dos fundadores do Instituto Edésio Passos e acredita que celebrar a vida de Edésio é celebrar a vida de milhares de pessoas que entregaram suas vidas na busca por um ideal de civilidade, democracia e liberdade para nosso país. “Ele esteve na luta pela moradia, na luta pela regularização fundiária, na luta pela redemocratização do país. Queremos tornar o Instituto um lugar de reflexão da memória popular e operária brasileira”, afirmou.

Presença

Após o lançamento do Instituto, o teólogo, escritor e professor universitário Leonardo Boff palestrou na Semana Edésio Passos. Em entrevista à Fetropar, Boff afirmou que Edésio foi um apaixonado pelo direito do trabalhador e pelos sindicatos.

“Edésio defendia não só o trabalhador, mas a dignidade do trabalho. Ele enxergava a mão de obra trabalhista não apenas como uma mercadoria que será vendida, mas como uma atividade que constrói o ser humano, constrói a sociedade”, disse.

Boff ainda afirmou que Edésio Passos sustentou, durante toda a sua vida, uma visão humana de luta pela democracia. “Ele sofreu, lutou pela liberdade contra os militares e agora, em sua homenagem, terá um instituto sobre cidadania, liberdade e que trará ideias para o crescimento e o desenvolvimento do Brasil”, relatou.

Semana Edésio Passos

Marcando o lançamento do Instituto Edésio Passos, a primeira Semana Edésio Passos, de 3 a 7 de abril, foi iniciada com muitas atividades. O evento trará, todos os anos, atividades ligadas à cidadania, ao direito, à ética, à liberdade e à democracia.

Neste ano, o evento está sendo realizado no salão nobre da faculdade de direito da UFPR e sendo transmitido ao vivo na página Defesa de Trabalhadores. Na segunda-feira (3), aconteceu a palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin.

Na terça-feira (4), além do lançamento do Instituto Edésio Passos e da sessão de autógrafos e palestra de Leonardo Boff, o evento também contou com as participação do deputado constituinte de 1988 e idealizador do programa Cultivando Água Boa, Nelton Miguel Friedrich.

O assessor jurídico da Fetropar, Sandro Lunard Nicoladeli, lançou seu livro “Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional: (in) conclusões e estratégias possíveis”, na quarta-feira (5), além de realizar sessão de autógrafos. Nesse dia, também palestraram no evento o consultor de entidades sindicais, José Carlos Arouca e o consultor jurídico e advogado, Raimundo Simão de Melo.

A primeira Semana Edésio Passos continuará com as atividades na quinta-feira (6), com palestras do advogado trabalhista, Prudente José Melo, e do ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e coordenador da Ação Popular (1965), Aldo Arantes.

As atividades serão encerradas na sexta-feira (7), com a fala da Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, e com a palestra do presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bruno Reis.

Fonte: Fetropar