Todo trabalhador precisa de descanso. É por isso que ele tem direito a uma folga na semana sem desconto do salário. Esse repouso semanal também se estende aos feriados religiosos e civis. E no próximo dia 26, é feriado de Corpus Christi. Como neste ano o feriado cai na quinta-feira, muitos estabelecimentos, sindicatos e federações farão recesso na sexta-feira (27).

É o caso da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).  Para o presidente da federação, João Batista da Silva, o recesso é importante para que os funcionários descansem e se preparem para a próxima semana.

Trabalhadores e sindicatos filiados que precisam entrar em contato com a Fetropar, podem ligar para (41) 3244-2523. O atendimento da federação é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O funcionamento retorna normalmente na segunda-feira (30).

A legislação permite que o comércio em geral e alguns setores específicos realizem suas atividades normalmente aos domingos e feriados. Empresas de transporte , por exemplo, não podem interromper as atividades, pois o funcionamento prejudica a locomoção das pessoas.

“Se o empregado for convocado para trabalhar no feriado, a empresa deve conceder outro dia de folga para compensar. Caso não haja a possibilidade de folga compensatória, é preciso pagar horas-extras em dobro”, explica João Batista.

Fonte: Fetropar