Wenceslau Braz – Dois fiscais foram presos pelo crime de extorsão pela Polícia Militar (PM) no fim da tarde de terça-feira, em Wenceslau Braz (Norte Pioneiro). Os homens eram contratados pela prefeitura para impedir a entrada de caminhões na cidade, após o deslizamento de um trecho da rodovia PR-092, na forte chuva que ocorreu há exatamente um mês. Eles foram flagrados no trevo de acesso a São José da Boa Vista, recebendo dinheiro de um caminhoneiro para liberar o acesso do veículo à cidade.

Segundo a PM, a ação teve início após uma denúncia de outro caminhoneiro que passou pelo trecho na madrugada. Ele relatou que os homens com coletes cobraram R$ 30 para liberar a passagem. Quando ele se negou a pagar o pedágio informal instaurado pelos fiscais, foi advertido que se furasse o bloqueio “um grupo de pessoas iria apedrejar o caminhão”. Apesar do motorista, que disse estar com pressa, não ter registrado queixa, os policiais armaram uma operação para flagrar a ação criminosa.

Na campana, os policiais observaram o momento em que o motorista de uma Scania conversou com os fiscais. Em seguida, ele pegou a carteira e fez o pagamento. Neste momento, os policiais fizeram a abordagem. Com um dos fiscais foi encontrado R$ 930 em dinheiro. Os homens acusados de extorsão e o caminhoneiro foram encaminhados para a Delegacia de Wenceslau Braz para prestar depoimentos. A reportagem tentou contato com a prefeitura na tarde de ontem, mas ninguém atendeu os telefonemas.

Depois de um mês, a cratera aberta no km 250 da PR-092, entre Wenceslau Braz e Arapoti, continua do mesmo jeito. Um contorno foi aberto, mas apenas para veículos de pequeno porte. O tráfego de veículos pesados continua interditado. As vias de acesso à cidade foram fechadas com barricadas de terra, para impedir o acesso de caminhões. Para cruzar o Norte Pioneiro, os caminhoneiros devem buscar alternativas, como a BR-153, no sentido Norte-Sul.

Fonte: Folha Web