Desde 1998, a Fetropar contribui na missão que os sindicatos têm de proporcionar melhorias nas condições de vida do trabalhador rodoviário. Por isso, o Instituto São Cristóvão (ISC), em conjunto com a Federação, busca constantemente fomentar esse auxílio e desenvolver cursos que capacitem a classe trabalhadora.

Em razão disso, o Instituto dará início a um grande projeto nas próximas semanas. Trata-se de uma pesquisa de opinião inédita com toda a categoria.

“O objetivo da ação é levantar dados sobre as reais necessidades dos trabalhadores e seus anseios no que diz respeito à atuação da Federação e de seus sindicatos”, afirmou o diretor do ISC, Munir Varela.

O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, ressalta que a iniciativa é um dos pontos do planejamento estratégico da Federação para 2016. “Acreditamos que, quanto mais um sindicato consegue pensar sobre suas estratégias de atuação, melhores são os resultados do seu trabalho. Por isso, estamos promovendo essa pesquisa para melhorar a ação dos sindicatos e, consequentemente, a vida dos trabalhadores da categoria”, afirma.

Treinamento para a pesquisa

O lançamento da pesquisa ocorreu em 15 de abril, quando o ISC reuniu dezenas de representantes sindicais para receber um treinamento específico sobre os objetivos e a metodologia da atividade.

O curso serviu para qualificar os envolvidos no projeto: os dirigentes sindicais, que ficarão responsáveis por compor uma equipe para a pesquisa, e os pesquisadores, que estarão diretamente na base coletando os dados da pesquisa.

Os sindicalistas presentes tiveram a oportunidade de conhecer os modelos de questionários que serão utilizados. Além disso, foram orientados sobre todos os procedimentos que serão adotados na empresa, inclusive a forma de abordagem com os trabalhadores.

A previsão é de que os dados comecem a ser coletados no início de maio.

Fonte: ISC