Ele passa horas ao volante para cumprir prazos de entrega. Essa rotina de muitos motoristas de transportes de cargas acaba resultando em falta de tempo até mesmo para uma alimentação adequada. Por isso mesmo, eles ficam mais vulneráveis a problemas de saúde.

O dia a dia é cansativo e exige atenção. O principal, porém, é que o motorista esteja em boas condições de saúde para dirigir um veículo. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada melhora a qualidade de vida e previne doenças.

O problema é que muitos trabalhadores não têm horários fixos para se alimentar. As principais refeições, por exemplo, são substituídas por lanches rápidos de fast foods, refrigerantes e petiscos. As comidas gordurosas e pesadas demoram mais tempo para fazer digestão. Como consequência, há cansaço e sonolência após a ingestão.

Em razão da rotina na estrada, principalmente à noite, por causa do balançar do veículo e da escuridão, esses sintomas se multiplicam. Isso aumenta o risco de acidentes.

Qualidade de vida X Alimentação

Os alimentos são ricos em vitaminas, nutrientes e minerais essenciais à saúde. Quando o profissional não preserva bons hábitos alimentares, o organismo pode sofrer complicações. Alguns dos principais problemas que podem ser desenvolvidos são hipertensão, obesidade, diabetes, aumento do colesterol, osteoporose e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Sabe-se que o rendimento profissional está diretamente relacionado à qualidade de vida do trabalhador. Alimentação equilibrada e boa noite de sono precisam estar associados à prática de exercícios físicos. Esses fatores ajudam a melhorar a performance no trabalho. Vale ressaltar que, se o trabalhador não estiver bem de saúde o desempenho no trabalho pode ser prejudicado.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, explica que as empresas de transportes precisam respeitar o tempo de descanso do funcionário, para que ele possa ter hábitos alimentares corretos.

“O estilo de vida do motorista de transporte de cargas é favorável para o aparecimento de diversos problemas de saúde. Por isso, nosso papel não é só lutar para trazer melhorias às condições de trabalho, mas também pela qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, explica.

João Batista avalia que, se os profissionais são submetidos a longas jornadas de trabalho, as dificuldades para cuidar da saúde são maiores. “Temos que orientar os trabalhadores sobre a importância dos exames médicos frequentes. Mais do que cuidar do volante, o motorista também precisa cuidar da saúde, pois é ela que garante qualidade de vida”, finaliza.

Fonte: Fetropar