O motorista de ônibus sabe que transitar pelas ruas das cidades é uma tarefa que exige mais do que apenas os conhecimentos sobre direção. Para qualificar os trabalhadores dessa categoria e deixá-los preparados para enfrentar o trânsito, o Instituto São Cristóvão (ISC), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) realizou, em 1 e 2 de julho, o Curso de Reciclagem de Coletivo.

Durante o treinamento, 18 motoristas reviram os princípios da condução; a direção defensiva; a postura de mediação de conflitos entre condutor e passageiro, motorista e cobrador, cobrador e passageiro e cobrador e agentes externos do trânsito. Os motoristas também foram expostos a situações que podem afetar o dia a dia da categoria, como a questão dos assaltos, que envolve principalmente os cobradores.

Com o intuito de avaliar o comportamento do motorista em cada situação, os alunos participaram de oficinas. Por último, foi realizada uma abordagem conceitual da rotina do motorista. Foi o que destacou o diretor do ISC, Munir Varela.

“Em um curso de reciclagem, é importante entender que o trabalhador não é uma máquina. É um ser humano. Por isso, ele precisa se cuidar, porque se estiver com saúde boa e mente sadia, consegue trabalhar com mais eficiência”, avaliou.

O diretor social do Sinttrol, Odair Curti, que também é motorista e já participou de cursos semelhantes, revela que o treinamento abre um leque de opções para o trabalhador.

“O curso é fundamental para que tenhamos um pouco mais de paciência. Isso evita muitas confusões ou discussões com o próprio usuário do ônibus”, comentou.

Segundo Odair, muitas pessoas saem despreparadas para enfrentar o trânsito das cidades. Isso contribui para o aumento de acidentes e o desrespeito às regras de segurança no trânsito.

Na opinião do motorista e aluno do curso de reciclagem Daniel Bertoncini Correia, o curso é importante para que o motorista se atualize sobre a profissão. Ele destaca a interação e o relacionamento interpessoal como fatores de destaque do curso e que aprimoram o trabalho da categoria.

“Os conteúdos abordados podem contribuir para a prática profissional, pois são assuntos pertinentes”, afirmou.

Segundo o aluno Eder Jonas Sabris Costa, o curso de reciclagem também é uma oportunidade para que o aluno esteja em contato com as regras do trânsito e aprimore o conhecimento com outros motoristas.

“A reciclagem é muito boa, pois é um curso interativo. Nós trabalhamos em grupo e revemos alguns pontos que já tinham ficado deficientes”, finalizou.

Fonte: ISC