Dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR) indicam que o número de fatalidades nas estradas paranaenses, em 2015, foi o mais baixo dos últimos quatro anos.

Os registros das Polícias Rodoviária, Federal e Estadual mostram que 1,6 mil pessoas morreram nas estradas e nas ruas do Paraná, em 2015. Em 2012, o registro de vítimas fatais foi de 2,9 mil, número que caiu para 2,6 mil em 2013 e 2014, chegando a uma redução de 44% em 2015.  

Campanhas educativas realizadas pelo Detran-PR receberam prêmios, em 2017, pela criatividade e qualidade utilizadas com o esforço de tornar o trânsito do estado mais seguro para motoristas e pedestres.

A campanha Maio Amarelo – 31 dias para mudar o trânsito, uniu o drama e o humor para criar identificação com o público. A ação alcançou cerca de 6 milhões de usuários nas redes sociais, e foi composta por 31 vídeos que contavam com depoimentos inspirados em fatos reais sobre o tema.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, reforça a importância da entidade na divulgação de informações para conscientizar os condutores a fim de diminuir o número de acidentes.

“Não aceitar a pressão dos patrões para encurtar os prazos e trabalhar dentro dos limites da lei, especialmente em relação aos horários de descanso, é uma atitude essencial para tornar a profissão mais segura”, avalia.

Leis de trânsito mais rígidas também colaboram para evitar acidentes nas estradas. Normas do Código de Trânsito Brasileiro agora registram pena mais dura para motoristas que utilizam telefone celular enquanto dirigem ou que ultrapassam em locais proibidos. Além disso, foi criada uma infração específica para quem se recusar a fazer testes que identificam o uso excessivo de álcool e outras substâncias.

Fonte: Fetropar