Mesmo com as dificuldades nas mesas de negociação, causadas pela conjuntura política e econômica do país, foi possível manter as conquistas salariais para os trabalhadores em 2016. As categorias preponderantes da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), constituída pelo setor de transporte de passageiros – intermunicipal, interestadual, fretamento e urbano – e o transporte de cargas, zeraram a inflação.

Os obstáculos também estiveram presentes nas negociações realizadas para a categoria de transportes diferenciada. As conquistas obtidas nos últimos dez anos, no entanto, representaram avanços para os trabalhadores.

“A principal dificuldade foi a desculpa dos sindicatos patronais, alegando crise. A crise política também prejudicou as negociações. Mas, conseguimos ter ganhos reais, em algumas convenções e em outras tivemos, pelo menos, o reajuste do INPC”, destacou o secretário de Negociações Coletivas e Jurídico da Fetropar, Jaceguai Teixeira.

Para 2017, o horizonte demonstra, ainda, um país frágil. Foi o que comentou o coordenador de Negociações Coletivas e Jurídico da entidade, José Aparecido Faleiros.

“Ao meu ver, vai se manter o mesmo quadro de 2016. As negociações serão difíceis na mesa, por causa da instabilidade que o Brasil está passando e vai passar por alguns meses à frente”, avaliou.

Assembleias

Se o cenário é difícil, o trabalhador precisa saber quais são as necessidades da categoria. Por isso, durante o Seminário de Negociações, foi aprovado o rol básico da cláusula de reivindicações, que será discutido durante as Assembleias setoriais em 16, 17 e 18 de novembro.

Essas assembleias são fundamentais para que o trabalhador esteja ciente das reivindicações que serão realizadas. Essa é a opinião de um dos integrantes da comissão de Negociações Coletivas de 2016, Edmilson Pereira da Mata.

“É fundamental que os trabalhadores compareçam, participem e deem sugestões. Afinal, os sindicatos trabalham, propriamente, em cima das reivindicações vindas do trabalhador”, afirmou.

Importância do Seminário

O Seminário de Negociações faz parte da agenda anual da Fetropar e a finalidade é instruir dirigentes quanto aos procedimentos para a realização das negociações no ano seguinte.

“O evento nos aproxima enquanto lideranças sindicais e traz proximidade com o Judiciário. E, a cada ano, você agrega mais conhecimento, mais companheirismo e mais união para os sindicatos que compõem a nossa Federação”, destacou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Fonte: Fetropar