Garantir a transparência na gestão de uma entidade é fundamental para que o trabalho seja reconhecido pelos filiados, por isso, a cada três meses o Conselho Fiscal se reúne para analisar as contas referentes ao período.

Na última quarta-feira (13), foi realizada a reunião referente aos meses de julho, agosto e setembro, com a presença dos membros do Conselho Fiscal das entidades e de Antônio Eduardo Neves Gongora, contabilista que atende à Fetropar e ao Instituto São Cristóvão (ISC).

O parecer foi favorável à prestação de contas apresentada e o balanço foi aprovado, com saldo positivo para ambas as entidades, demonstrando um bom equilíbrio financeiro durante o ano. O balanço de 2017 será realizado entre março e abril de 2018, quando serão analisadas as contas de outubro, novembro e dezembro deste ano, mas os dados já apontam para resultados satisfatórios.

De acordo com Antônio, as mudanças causadas pela Reforma Trabalhista na contribuição sindical poderão afetar as contas do ano que vem. “Estamos monitorando de perto qual será o reflexo dessa medida nas finanças da Fetropar e do ISC, para que as atividades realizadas pelas entidades não sejam prejudicadas”, afirmou o contabilista.

Contribuição sindical

Desde 11 de novembro, quando a nova legislação entrou em vigor, a contribuição sindical não é mais obrigatória, podendo gerar perdas significativas para os sindicatos e federações nos próximos meses. Segundo o presidente da Federação e do Instituto, João Batista da Silva, é essencial conscientizar os filiados sobre esse assunto para que as entidades possam continuar atuando na defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Para manter o funcionamento dos sindicatos, é necessário que tenhamos recursos suficientes. Sem o financiamento adequado, muitas entidades não conseguirão manter todos os benefícios oferecidos aos filiados e a representação poderá ficar limitada”, destacou João Batista.

Fonte: Fetropar