Geralmente começa com um incômodo em uma região do corpo, mas que não diminui com o tempo. Uma dor “invisível” no corpo, sem feridas ou machucados aparentes.

Aí surgem sintomas, como dor, dormência, fadiga muscular, alterações de sensibilidade nas regiões atingidas – geralmente os punhos, dedos, ombros, costas e pescoço

A dor incomoda tanto que você não consegue mais prestar tanta atenção nas suas atividades e, por tudo isso, começa a ficar difícil manter a calma.

É provável que você esteja desenvolvendo uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou um Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

As lesões são causadas, principalmente, pela repetição excessivadas atividades desempenhadas, uso intenso da força muscular e postura inadequada. Essas doenças já atingiram mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho (MTb).

As informações são preocupantes e, para conscientizar a população, o dia 28 de fevereiro é lembrado, desde 2000, como o Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para reforçar a necessidade de combater as causas do problema.

Causas

O problema é muito grave e a demora no tratamento pode levar ao afastamento das atividades profissionais, por isso, a Fetropar está sempre na luta para garantir melhorias nas condições de trabalho dos trabalhadores rodoviários.

Os motoristasde veículos pesados, como caminhões e ônibus, são profissionais que passam horas sentados em uma mesma posição, realizando movimentos repetidos, cumprindo jornadas longas e dirigindo no trânsito, um ambiente caótico, ruidoso e estressante.

O estresse é, inclusive, um dos fatores de risco que podem desencadear o desenvolvimento de LER/DORT.

“Isso acontece, principalmente, porquea maioria das empresas não se preocupa com os trabalhadores, em melhorar a qualidade de vida, seguindo as normas de segurança e proporcionando um ambiente de trabalho adequado e saudável”, afirma o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Prevenção

A Fetropar e seus sindicatos filiados têm cumprido uma tarefa importante, produzindo materiais com informações direcionadas aos rodoviários sobre os riscos e maneiras de evitar e combater as doenças.

Fazer pequenas pausas para descanso, alongar o corpo, para relaxar a musculatura, e praticar exercícios físicos regularmente são formas de prevenção das LER/DORT.

Mas as empresas têm a obrigação de adotar procedimentos para prevenir o surgimento das doenças, com o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o cumprimento das Normas Regulamentadoras, que são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Fonte: Fetropar