De 21 a 23 de junho, o Instituto São Cristóvão (ISC), em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), deu continuidade às aulas da primeira turma do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto.

O tema desse segundo momento das aulas foi História e funcionamento da sociedade em que vivemos: estruturas e mazelas da sociedade capitalista. No total, essa etapa durou 24 horas e teve a participação de dirigentes sindicais das entidades filiadas à Federação. As atividades aconteceram no Bristol Londrina Residence Hotel, no centro de Londrina.

De acordo com o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, 32 diretores estiveram nos três dias de atividade, 2 a mais do que na primeira etapa.

“Nesse momento do curso, buscamos transmitir aos participantes um conhecimento profundo sobre o funcionamento da sociedade em que vivemos e a organização humana dos meios de produção. Além disso, realizamos um debate sobre a estrutura social brasileira e a exploração dos trabalhadores na sociedade capitalista”, afirmou.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, a grande procura dos sindicatos filiados por formação de seus dirigentes sindicais salienta o esforço das entidades para atender melhor os trabalhadores a cada dia.

“Todo o conhecimento adquirido durante as aulas pode e deve ser utilizado diariamente pelos sindicatos. Ao buscar conhecimento sobre o sindicalismo, e nos especializarmos na área, nos tornamos ainda mais capacitados para enfrentar as lutas pelos direitos da categoria que representamos”, ressaltou.

O curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC terá mais três etapas ainda em 2017. A partir de agora, apenas os dirigentes sindicais que participaram das aulas realizadas em Curitiba e em Londrina poderão se inscrever para as atividades da sequência. Confira as datas e os locais:

19, 20 e 21 de julho: Cascavel

12, 14 e 15 de setembro: Guarapuava

8, 9 e 10 de novembro: Paranaguá

Fonte: Fetropar e ISC