A atualização do dirigente sindical é um dos pré-requisitos para que o sindicato permaneça atuante em prol das causas dos trabalhadores. Por isso, em 17 de outubro, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) participou do Seminário Jurídico promovido pela Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Paraná (NCST/Paraná).

O encontro reuniu entidades sindicais de todo o estado, que debateram a importância da Justiça do Trabalho em prol da causa trabalhista e os aspectos legislativos que afetam a administração dos sindicatos. É o caso, por exemplo, da taxa assistencial, que serve para manter e fortalecer o Sindicato, e que ajuda a garantir que a entidade mantenha o seu papel.

“É importante buscarmos uma legislação que defina, de uma vez por todas, os aspectos referentes à contribuição sindical”, avaliou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, Cássio Colombo, destacou como a entidade sindical tem um papel importante na batalha pela preservação dos direitos trabalhistas.

“Quando o trabalhador vai demandar na Justiça, individualmente, ele é muito fragilizado. A melhor opção que ele tem é vir com a entidade sindical”, destacou.

Por isso, é importante que as entidades sindicais assumam o papel de representantes dos trabalhadores, e dialoguem com os juízes. Dessa forma, é possível ouvir, da base, as reivindicações.

“Hoje, o único lugar onde o trabalhador realmente é ouvido, é na Justiça do Trabalho”, afirmou.

O assessor jurídico da Fetropar Sandro Lunard Nicoladeli salientou como a assessoria jurídica é uma ferramenta de ação sindical. Portanto, os dirigentes sindicais precisam se atualizar, a fim de manter as pautas de reivindicações e o diálogo social, em um mundo que sofre constantes mudanças.

Por meio do Seminário, advogados e dirigentes sindicais estarão mais atualizados para debater e enfrentar as mudanças que poderão afetar a classe trabalhadora.

“O que se espera das centrais sindicais é que tenham uma postura de indicar, de modo mais claro, que as propostas do governo são alterações não só nas relações de trabalho, mas na economia, e que trarão profundos prejuízos aos trabalhadores e seus familiares”, avaliou.

No dia 18, foi realizada uma Plenária Estadual, com a prestação de contas e a previsão orçamentária para 2017. Para a finalização do evento, foi convidado para palestrar o analista político e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antonio Augusto Queiroz – o Toninho do DIAP.

Fonte: Fetropar