A Fetropar, em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC), promoveu, de 27 a 28 de março, o Seminário Nacional:Desafios e Perspectiva da Previdência Social no Brasil. A finalidade do evento é discutir as mudanças previdenciárias propostas pelo governo federal.

Com a presença de dirigentes sindicais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, o evento iniciou no dia 27 de março, e trouxe palestras que analisaram a conjuntura do atual momento político e econômico do Brasil e informações sobre o Sistema de Seguridade Social do país.

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o evento é mais do que um seminário, é um momento de qualificação e formação dos dirigentes sindicais. “seminário traz a oportunidade de crescermos juntos. Nós precisamos nos preparar e passar todas as informações recebidas para os trabalhadores que representamos e também para a mídia, quando formos confrontá-la”, afirmou.

Análise do país

Para analisar o atual momento político e econômico do Brasil, o seminário foi iniciado com a palestra sobre a conjuntura da crise no país, realizada pelo coordenador de educação e comunicação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior.

Durante a palestra, o coordenador do Dieese mostrou diversos dados sobre a crise econômica do país, sobre o setor industrial e comércio brasileiro. De acordo com Fausto, a crise é sentida quando atinge o comércio. “Essa é a última etapa da crise, é quando as pessoas param de comprar. O impacto disso é inevitável. Surge o desemprego e o trabalhador sente no bolso e na carteira de trabalho as consequências”, afirmou.

O geógrafo Vladimir Milton Pomar trouxe dados sobre a participação dos trabalhadores nos sindicatos do Paraná. De acordo com Vladimir, 49% não são filiados ao sindicato. Dos filiados, 58% avaliam o sindicato como bom, 53% acham o sindicato muito importante para a categoria e 61% não participam das atividades realizadas pelo sindicato.

Sistema de Seguridade Social do Brasil

Para falar sobre a Seguridade Social no país, o seminário contou com a palestra do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cláudio Puty. Ele relembrou que a Seguridade Social surgiu no Brasil, na Constituição de 1988, prevendo saúde, assistência social e previdência para todos os brasileiros. “O princípio da seguridade é a solidariedade, quando toda a sociedade financia a previdência. Hoje, 110 milhões de pessoas a utilizam, demonstrando seu papel fundamental de proteção das famílias brasileiras”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Vilson Antonio Romero, também participou do debate sobre a seguridade social. O presidente afirmou que o governo desconsidera seu próprio dever de contribuição para a Previdência. “Não é só o trabalhador e as indústrias que contribuem para a existência da Previdência. O governo também tem a responsabilidade de auxiliar nesse financiamento e no da seguridade social como um todo”, disse.

Fonte: Fetropar e ISC