Na última quinta-feira (18), o Sinttrol participou da segunda reunião sobre a criação do Fórum de Combate aos Atos Antissindicais no Paraná, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa promover a liberdade sindical e tratar da postura das empresas que tentam dificultar a atividade sindical. O encontro aconteceu na sede do MPT, em Curitiba

As centrais sindicais apresentaram alguns pontos que serão debatidos pelo Fórum, como custeio sindical, negociações coletivas e as atitudes das empresas após a implementação da Reforma Trabalhista. Conforme apontou o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a parceria entre o MPT e as entidades sindicais pode ser muito produtiva, fortalecendo a atuação na defesa dos trabalhadores.

“No último ano, o governo federal promoveu diversas medidas para desmontar os direitos dos trabalhadores e neste ano a luta contra essas ações continua. Com o apoio de órgãos públicos, os sindicatos poderão aprimorar suas atividades e ter mais voz nas denúncias de práticas antissindicais, que infelizmente tendem a ser cada vez mais comuns”, destacou João Batista.

A próxima reunião do Fórum está prevista para o dia 22 de fevereiro e o lançamento oficial deve acontecer em 12 de março.

Fonte: Sinttrol