O curso de Formação Política e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC) teve sua quarta etapa realizada entre 13 e 15 de setembro, em Pato Branco (PR). As aulas são promovidas em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e fazem parte da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC.

O presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, que também preside o ISC e a Fetropar, participou da etapa, que teve uma carga horária de 24 horas e abordou o trabalho de base das entidades. Foram discutidos os núcleos e estruturas de organização e mobilização popular e social, como associações de moradores, movimentos estudantis, comissões de locais de trabalho, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), etc.

O coordenador administrativo-pedagógico do ISC, Munir Varela, afirmou que essa formação contribui para a melhoria das atividades sindicais, pois o curso aborda assuntos essenciais para as entidades. “Os temas discutidos ao longo do curso foram planejados para que os participantes possam estudar diversos aspectos da atuação sindical, analisando também a relação com outras organizações, como os movimentos sociais”, reforçou.

De acordo com João Batista, a quarta etapa do curso reforçou a importância de as entidades e os trabalhadores se manterem sempre conectados. “Somente com um trabalho de base forte e ativo é possível identificar as barreiras enfrentadas pela categoria em seu dia a dia”, ressaltou.

Ao todo serão 10 etapas do curso, sendo a quinta em 2017 e o restante em 2018.

Fonte: Sinttrol