De 19 a 21 de julho, o Sinttrol participou da terceira etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC). As atividades foram realizadas em Cascavel, em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

Os dirigentes sindicais que estiveram nas duas primeiras etapas do curso participaram das aulas. Para o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, esse processo de continuidade é importante para a formação dos participantes.

“Frequentando as aulas do começo ao fim, o dirigente sindical garante que sairá do curso com a melhor formação possível. Além do acompanhamento das atividades, é necessário que todos os trabalhos e pesquisas solicitados pelos instrutores sejam realizados entre um intervalo e outro, tornando o aprendizado ainda mais completo”, afirmou o coordenador.

Organização sindical

Nesse momento do curso, os participantes estudaram as lutas e as organizações da classe trabalhadora no Brasil e no mundo. De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, conhecer e compreender as diversas formas de manifestações populares e sindicais existentes contribui para as lutas diárias dentro de cada sindicato.

“Ao longo da história, lutamos muito pelos direitos trabalhistas e por melhores condições de trabalho. O curso do ISC contribuiu muito para a construção de novas ferramentas que nos ajudarão a enfrentar esse momento de retirada de direitos e de opressão”, afirmou o presidente.

A próxima etapa do curso de Formação Política e Sindical do ISC será realizada em Foz do Iguaçu, de 13 a 15 de setembro.

Fonte: Sinttrol