Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do organismo. Dirigir cansado ou com horas de sono atrasadas pode prejudicar a saúde dos motoristas e até causar acidentes nas estradas.

Dados demonstram a importância do descanso antes e durante as viagens. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 30% dos acidentes fatais que ocorrem nas estradas brasileiras são ocasionados por motoristas que dormem ao volante.

A lei 13.103/2015, popularmente chamada de Lei dos Caminhoneiros, prevê a jornada de trabalho do motorista profissional de até 8 horas, permitindo a realização de até 4 horas extras, se constar em convenção coletiva.

Quanto ao sono, a legislação define que, a cada 24 horas trabalhadas, 11 horas de descanso são asseguradas ao trabalhador. Em viagens de longa distância, o repouso diário pode ser feito no próprio veículo ou em alojamentos disponibilizados pelo empregador.

Para enganar o sono, motoristas que enfrentam longas jornadas de trabalho fazem grande consumo de cafeína ou até mesmo de medicamentos ou estimulantes. Esse uso exagerado de substâncias deve ser evitado, pois pode causar danos à saúde e dependência por parte do trabalhador.

Olhos pesados e bocejos são indícios de que a hora de parar e descansar está próxima. Um aplicativo chamado HealthyRoad foi criado para identificar esses sinais de cansaço e alertar o motorista. Avisos sonoros e visuais são emitidos quando o aplicativo detecta distrações e sinais de adormecimento ao volante.

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), revelam que uma noite mal dormida pode reduzir a concentração do motorista em até 50%. Além disso, a lentidão dos reflexos nessa situação dificulta o desvio entre os veículos ou até mesmo os pedestres, causando acidentes.

O motorista deve sempre ficar atento aos sinais do corpo e respeitar as 8 horas de sono necessárias, mesmo que haja pressão da empresa para que o profissional realize a entrega em tempo reduzido.

Fonte: Fetropar