Muitas pessoas já sofreram pelo menos uma vez com as alergias. A reação alérgica acontece quando a pessoa fica exposta a substâncias que o organismo entende como estranhas. Atingindo principalmente pele, nariz, vias respiratórias e olhos, as alergias também afetam diversos trabalhadores.

O ambiente de trabalho pode trazer fatores de riscos aos empregados, podendo causar também alergias. Agentes químicos, poeira e ácaros são as razões mais comuns de irritações.

De acordo com especialistas, os riscos são reduzidos com ambientes de trabalho mais limpos e organizados, evitando, assim, que a sujeira e a poeira se acumulem. O uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cuidados com a variação climática também são meios de preservar a saúde do trabalhador e reduzir as chances de que uma reação alérgica aconteça.

O trabalhador que apresentar qualquer sintoma deve procurar o serviço médico da empresa ou o técnico em segurança do trabalho. Exames deverão ser realizados para verificar se a reação alérgica tem relação com o ambiente de trabalho e, caso a causa seja comprovada, o empregado pode ser afastado do exercício de sua função.

A utilização de EPIs deve ser sempre reforçada. Máscaras e luvas previnem as alergias, pois impedem o contato direto do trabalhador as substâncias que as causam. As máscaras filtram a poeira presente no ar, não permitindo que ela seja respirada. Já as luvas impedem que o empregado entre em contato direto com produtos químicos e outros fatores que podem causar alergia.

Segundo o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, as ações possíveis e viáveis para reduzir os riscos de alergia devem ser tomadas pela empresa. “As medidas que reduzam os fatores causadores de alergia devem ser tomadas pelo empregador. A saúde e o bem-estar do trabalhador devem ser prioridades para a empresa”, afirma.

Fonte: Sindeesmat