Motoristas de caminhão ou ônibus sabem o quanto é difícil passar muito tempo sentado. A jornada de trabalho pode variar de 8 a 12 horas. Esses trabalhadores correm o risco de desenvolver vários problemas de saúde. A grande prejudicada? A coluna vertebral.

A lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas ou na bacia, é um tipo de dor que acomete aproximadamente 90% da população adulta. A estimativa é que entre 70% e 85% das pessoas, em alguma fase da vida, sintam dores nas costas.  Por causa do problema na coluna, aproximadamente 10 milhões de brasileiros podem ficar incapacitados.

O sintoma mais comum da lombalgia é a dor. E é por causa dessa vilã que muitos trabalhadores faltam ao serviço. Embora essa enfermidade possa ser originária de alguns problemas na coluna, os vícios posturais estão, frequentemente, associados ao aparecimento do problema.

Por isso, trabalhadores precisam estar atentos às medidas de segurança dos ambientes de trabalho. A lombalgia ocupacional, por exemplo, pode surgir por sobrecargas de peso, posturas incorretas e tarefas que exigem excesso de flexões. Outros fatores que influenciam no surgimento da dor são as jornadas de trabalho exaustivas, o estresse relacionado ao serviço e a falta de descanso.

Uma pesquisa desenvolvida em 2003, em São Paulo, indica que 59% dos caminhoneiros sofrem com dores nas costas. A cada hora de trabalho, a probabilidade de o motorista apresentar alguma dor lombar aumenta em 7%.

Quando não prevenida ou tratada, a lombalgia se torna um grave problema. É por isso que o Instituto São Cristóvão (ISC), ligado à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Paraná (Fetropar), recomenda que os motoristas estejam atentos aos equipamentos de segurança no ambiente de trabalho.

Respeitar o tempo destinado ao descanso e não fazer uso de estimulantes para inibir o sono – pois isso prejudica a capacidade de concentração e contribui para o aparecimento das dores -, são conselhos do presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

“Sabemos que o excesso de trabalho, sem pausa para o descanso, é a causa principal do aparecimento da lombalgia. Não queremos que nossos trabalhadores sofram com esse problema, por isso orientamos que estejam alertas para as medidas de segurança”, avalia João Batista.

Ao entrar no veículo, o motorista precisa verificar se o banco está adequado ao peso e à altura. Os braços e pescoço também necessitam de apoio adequados. As costas devem ficar sustentadas em um ângulo de cerca de 100 graus. Também é importante que o veículo tenha sistema de amortecimento dos impactos e vibrações, tudo para que o motorista se sinta confortável e fique seguro enquanto dirige.

Fonte: Fetropar