A transparência na gestão das contas de uma entidade deve ser um dos pontos fundamentais para obter melhorias e garantir o reconhecimento. Para o Instituto São Cristóvão (ISC), os saldos positivos na administração são resultado de um trabalho conjunto que envolve as lideranças sindicais, os trabalhadores e a própria sociedade civil.

Para garantir a clareza nas contas, o ISC realizou, na quarta-feira (27), uma reunião com o Conselho Fiscal da organização. Durante o encontro, o contabilista Antônio Eduardo Neves Gongora apresentou a movimentação financeira do ISC dos meses de abril, maio e junho. As contas foram aprovadas pelo Conselho Fiscal Efetivo.

Um desses membros é o conselheiro José Bento de Andrade. Ele destacou que o saldo positivo representa o desempenho que o ISC obteve junto à oferta de treinamentos aos trabalhadores.

“Vimos que as contas estão corretas e que não há problema algum. Mais cursos precisam ser ofertados aos trabalhadores, pois isso ajuda que o profissional permaneça no mercado de trabalho”, avaliou.

Francisco Severiano de Menezes também é membro do Conselho Fiscal Efetivo. Segundo ele, o ISC está crescendo cada vez mais. Por isso, a transparência na gestão das contas é imprescindível para que a ampliação da entidade aconteça. O próximo passo, na opinião do conselheiro, é ofertar mais cursos aos trabalhadores.

Esse é exatamente um dos caminhos traçados pelo Instituto em 2016. Foi o que destacou o diretor administrativo da entidade, Munir Varela. De acordo com o diretor, quanto maior o número de cursos disponibilizados, maior as receitas para o caixa da entidade.

“Esses três meses que refletiram, novamente, um saldo positivo, serviram justamente para podermos ampliar, cada vez mais, a nossa rede de conhecimentos, de treinamento e de proporcionar a chegada do Instituto em outras sedes, em outros municípios”, salientou.

Política interna

Todos os recursos que o ISC obtém por meio das multas por descumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) pelas empresas, das doações e dos repasses são revertidos em cursos para os trabalhadores.

“Dessa maneira, o que entra acaba voltando, novamente, para o trabalhador, até por causa da nossa prestação de contas, que é sempre transparente”, finalizou o diretor.

Fonte: ISC