Entre 8 e 10 de novembro, o Instituto São Cristóvão (ISC) realizou, em parceria com a Fetropar, a quinta etapa do curso de Formação Política e Sindical em Paranaguá (PR). No total, 25 dirigentes sindicais participaram das aulas, que fazem parte da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC e abordaram conceitos de planejamento estratégico e situacional dos sindicatos.

A partir de situações, como a elaboração de um plano de estudo ou de carreira, os participantes discutiram como fazer um plano para o sindicato, desde a administração da entidade até os trabalhos de base. De acordo com o coordenador administrativo-pedagógico do ISC, Munir Varela, destacar a importância de ter uma boa assessoria jurídica e de uma comunicação eficiente é essencial para que as entidades possam uma atuação cada  vez mais forte.

“O planejamento envolve diversos aspectos das atividades do sindicato e direciona suas atividades para que seus objetivos sejam alcançados com maior eficiência. Falamos sobre gestão e estratégias, mas também abordamos questões da Constituição Federal, como direitos individuais e coletivos, assim como os deveres dos dirigentes sindicais”, destacou.

O ISC apresentou aos participantes materiais sobre saúde e segurança do trabalho com planilhas, slides e vídeos para orientar os diretores a respeito de situações cotidianas e como agir em cada uma delas de maneira adequada.

Também foi realizada uma oficina de organização sindical, que abordou questões práticas, como a realização de uma campanha de sindicalização, reuniões com a base, organização de assembleias, preparação para uma greve e elaboração de editais e ofícios. “Muitos dirigentes estão em sua primeira gestão, por isso é importante esclarecer essas questões que já fazem parte da rotina para alguns diretores, mas para outros é um universo novo”, lembrou Munir.

O ISC visitou o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá (Sindicap), assim como aconteceu nas demais etapas do curso com as entidades locais, para conhecer a estrutura e os projetos do sindicato para o futuro.

Durante as aulas, os participantes também analisaram as mudanças nos direitos trazidas pela Reforma Trabalhista e um painel sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana e como ela reflete no Paraná, tanto em Curitiba e Região Metropolitana quanto no interior do estado. O documento exige que municípios com mais de 20 mil habitantes apresentem um plano de mobilidade urbana, priorizando os serviços de transporte coletivo e os meios de transporte não motorizados, como as bicicletas.

Fonte: Fetropar