O uso do computador se tornou tão comum que hoje é difícil encontrar pessoas que não o utilizem – seja no trabalho ou na vida pessoal. Esse uso, entretanto, pode gerar sérias consequências para o usuário e prejudicar a sua saúde.

A chamada Síndrome de Visão do Computador (CVS) – do inglêsComputer Vision Syndrome é uma doença que tem como principais sintomas a perda de foco, fadiga ocular, olhos secos e ardentes, movimentos involuntários dos olhos, além de visão dupla e turva. A síndrome atinge uma faixa entre 64% a 90% dos brasileiros.

De acordo com especialistas, o desconforto visual pode ser amenizado, especialmente após as jornadas de trabalho que exigem que o funcionário permaneça o dia inteiro diante do computador. Pausas de 10 a 15 minutos a cada uma hora são ideais para que o trabalhador pisque e descanse os olhos. Além disso, é recomendado que a distância entre o funcionário e o computador seja de 50 a 60 centímetros.

A iluminação do ambiente também é um fator importante para a saúde ocular. Em locais escuros, as pupilas ficam mais abertas e por isso os trabalhadores recebem a luz do monitor diretamente, sendo ainda mais prejudicial.

Os funcionários que apresentam os sintomas da doença devem procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto. Aqueles que já utilizam óculos devem se atentar muito para que a saúde dos olhos não seja ainda mais prejudicada.

A postura correta diante do computador e a altura dos olhos em relação ao monitor – sem precisar levantar ou abaixar o pescoço – são meios de reduzir os impactos nocivos à visão. Além disso, o oftalmologista pode recomendar a utilização de lágrimas artificiais para evitar o ressecamento dos olhos.

Segundo o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, é possível prevenir o surgimento de doenças relacionadas ao uso constante de computadores. “Para aqueles que cumprem jornadas de trabalho diante do computador, a empresa precisa garantir as condições adequadas, incluindo aspectos ergonômicos”, afirma.

Fonte: Sindeesmat