Os dirigentes sindicais sabem que o papel de um representante vai além da luta pelo reajuste salarial. Eles também precisam se atualizar sobre os temas que afetam todos os trabalhadores da categoria. Assuntos relacionados a leis, resoluções, carreira e formação sindical, por exemplo, fazem parte dos tópicos que interessam às lideranças e à própria sociedade.

Pensando nisso, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) realiza em Curitiba, em 10, 11 e 12 de agosto, o Curso de Gestão Sindical e Oratória.

Voltado aos presidentes e aos diretores dos mais de 20 sindicatos filiados à Federação, os temas do Curso se referem à gestão financeira para as entidades sindicais, aos direitos sindicais e trabalhistas, às negociações coletivas, à assessoria sindical e à oratória.

De acordo com o diretor do Instituto São Cristóvão (ISC), Munir Varela, organizador da atividade, a proposta é trazer informações novas para as lideranças e deixá-las preparadas para debater os novos rumos do sindicalismo.

“O critério é fazer uma requalificação dos dirigentes sindicais dentro dessas áreas. Esse é um primeiro curso para, na sequência, fazermos curso de homologação, de matemática financeira também na área de gestão sindical”, considera.

O encontro começa a partir das 9h, com a palestra sobre gestão financeira para entidades sindicais, ministrada pelo professor Renato Bastos. À tarde, a abordagem será sobre direitos sindicais e trabalhistas, com o professor Geraldo Santana. No segundo dia, os mesmos professores debaterão sobre negociação coletiva e assessoria sindical.

O último dia do curso é voltado somente à oratória, e será aplicado pelo professor Marco Aurélio Pereira. Todos os professores convidados fazem parte do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

O evento termina às 17h, no dia 12, com avaliação e entrega dos certificados. O local do encontro será no Hotel Nikko, na Rua Barão do Rio Branco, 546.

Fonte: Fetropar