Os eventos que promovem a formação e a qualificação do dirigente sindical para dialogar com a categoria têm sido frequentes na Federação dos Trabalhados Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). O próximo passo da Federação, em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC), é a realização do XVI Seminário Preparatório para as Negociações Coletivas 2017 e do XI Seminário Jurídico.

O Seminário de Negociações Coletivas acontecerá de 5 a 7 de outubro. O evento receberá lideranças sindicais, dirigentes e entidades parceiras. No dia 5, os participantes irão debater sobre a crise e as suas repercussões no poder Judiciário e no sindicalismo.

No dia 6, pela manhã, os dirigentes farão um balanço econômico do Brasil, referente a 2016, e às perspectivas para 2017. O evento continuará com uma análise sobre as negociações coletivas no Paraná e, no período da tarde, os participantes serão divididos em grupo para avaliar as atividades da Fetropar nessa área.  Para finalizar o dia, os integrantes discutirão sobre campanha salarial e reivindicações para o próximo ano.

O evento será encerrado na manhã do dia 7, com a constituição da coordenação e dos membros da comissão de negociações coletivas da Federação e dos sindicatos para 2017. Em seguida, será feita uma Assembleia Geral Extraordinária para aprovar o rol de negociações.

O Seminário de Negociações será no Hotel Mabu, localizado na rua XV de Novembro, 830, no Centro de Curitiba.

Seminário Jurídico

Ainda em 7 de outubro, será a vez dos dirigentes, estudantes de Direito e especialistas da área participarem do XI Seminário Jurídico, que inicia às 13h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para tratar dos aspectos da legislação – que afetam os motoristas –, foi convidado o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho.

O local do evento é no Salão Nobre, no 1º andar, no prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Para saber mais sobre a programação dos dois eventos, acesse:

Programação Seminário Jurídico:

[gview file=”https://fetropar.org.br/wp-content/uploads/2016/09/panfleto-jurídico-fetropar.pdf”]

Programação Seminário de Negociações:

[gview file=”https://fetropar.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Folder-Seminário-Negociação-2016-2017-baixa.pdf”]