As Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATs) não servem apenas para conscientizar os trabalhadores. Também é o momento em que os empregados aproveitam para adquirir informações novas e confraternizar com os demais colegas. Pensando nisso, o Sindeesmat acompanha os eventos e colabora com a oferta de brindes.

De 15 a 19 de agosto, foi a vez dos funcionários das empresas Expresso Azul e Araucária Transporte Coletivo participarem da SIPAT. E o Sindeesmat esteve presente!

Dessa vez, os trabalhadores receberam informações sobre segurança no trânsito, segurança no trabalho e assuntos relacionados à saúde, como doenças do coração, pressão alta e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O técnico de segurança do trabalho Luiz Carlos Figueiroa relatou que houve uma boa participação dos funcionários, principalmente dos trabalhadores que atuam no setor de administração. No entanto, por causa dos horários para liberação dos veículos, os trabalhadores da área mecânica não puderam participar todos os dias da SIPAT.

Figueiroa destacou que outros temas relacionados à segurança também fazem parte da rotina de tarefas diárias. “Acompanhamos os assuntos relacionados às doenças ocupacionais. Sempre que temos um problema dentro de uma estação de trabalho, já tentamos eliminar. É uma cadeira mal posicionada ou o próprio monitor, que podem trazer um agravo para uma doença futura”, destacou.

Participação na SIPAT

IMG_5216O gerente de manutenção e diretor do Sindeesmat Antonio Estevan Batista Farinhuke participou da SIPAT e ressaltou a importância da palestra sobre a Previdência Social. “Foi explicado como está a atual Previdência no país e as suas dificuldades”, afirmou.

Embora não tenha participado de todas as palestras, Farinhuke comentou o quanto o evento é fundamental para os trabalhadores. “Principalmente para nós que trabalhamos na área interna, porque é uma área de muito risco. Convivemos diariamente com acidentes. Temos que preveni-los. E a SIPAT nos indica isso”, analisou.

A auxiliar de almoxarifado Loriane Oliveira da Silva relatou que os temas do último dia da SIPAT foram: diabetes e pressão alta. “Já tivemos casos de pessoas passando mal aqui, por causa da pressão alta. E elas não tinham informação nenhuma. Por isso, acho que foi bem válido para o pessoal daqui de dentro também”, comentou.

Informação diária

O trabalho sobre segurança precisa ser contínuo. Por isso, os empregados do setor da manutenção participam, durante as terças-feiras, de reuniões nas quais se destacam assuntos relacionados aos acidentes de trabalho e à relevância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Fonte: Sindeesmat