Reivindicando melhores salários, motoristas e cobradores de Antonina estão em greve desde 3 de junho. A categoria, representada pelo Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá (Sindicap), tem o menor salário do transporte urbano do Paraná e não recebeu proposta de reajuste da data-base, que acontece no mês de junho.

A categoria reivindica 10% de correção salarial e 27% de reajuste no vale-alimentação. A decisão de iniciar a greve ocorreu no último dia 27, em assembleias realizadas nas cidades de Antonina e Morretes.

Antes de paralisar as atividades, foram realizadas três rodadas de negociações com o empresário Waldir dos Prazeres, proprietário da Viação Pilar e Viação Porto. O empresário argumentou com a organização sindical que não poderia ofertar nenhuma contraproposta de negociação da data base de junho.

“Segundo o que o empresário Waldir dos Prazeres passou para nós, a Prefeitura do município deve para eles e não paga. Por isso, ele não tem condições de passar o salário para os trabalhadores”, relatou o presidente do Sindicap, Josiel Veiga.

A empresa não tem mais recursos para saldar ou reajustar salários. Ela é responsável pelo transporte de estudantes e passageiros em Antonina. Na sexta-feira (3) foi a vez da paralisação do transporte de estudantes. No final de semana (4 e 5), os trabalhadores do transporte urbano também paralisaram. A greve continua na segunda-feira (6).

Conforme explicação de um dos diretores da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) José Aparecido Faleiros, em Morretes os trabalhadores conseguiram o reajuste desejado, pois a Prefeitura do Município acertou as contas com a empresa.

“Estamos gestionando o Ministério do Trabalho para termos uma reunião de mediação hoje (6), por volta das 15h30 ou 16h. Estamos aguardando a confirmação da reunião”, explicou o secretário.

Conforme explicou Faleiros, a empresa alega que há inadimplência da Prefeitura de Antonina no pagamento dos serviços prestados desde 2014.

Fonte: Fetropar