Trabalhadores de oficina mecânica sabem como acidentes nesse ambiente de trabalho podem ser mais comuns do que se imagina. Desatenção, desorganização e falta de informação sobre prevenção de acidentes aumentam os riscos para o funcionário.

Além disso, a grande quantidade de equipamentos, máquinas e ferramentas, aliados à constante movimentação de veículos pelo local de trabalho, podem resultar em acidentes sérios e até mesmo fatais.

Acidentes de trabalho podem acontecer em qualquer ambiente, e a prevenção é a melhor forma de diminuir os riscos para os trabalhadores. Porém muitas empresas preferem pensar que estão livres desse problema, e, por isso, não investem em treinamento e qualificação, colocando a vida de seus funcionários em risco.

A melhor forma de manter a segurança em uma oficina mecânica é garantir que os trabalhadores estejam preparados para a função que irão exercer e protegidos com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É obrigação do empregador fornecer o EPI adequado para cada atividade, instruir e treinar seus funcionários quanto ao uso e repor todos os materiais danificados.

Quando um veículo chega para o conserto, cumprir alguns procedimentos garante a segurança dos funcionários. Avaliar, preparar, consertar, limpar e entregar o veículo são fases que, se cumpridas com cuidado e atenção, vão garantir a saúde e o bem-estar dos empregados.

Os empregadores devem garantir, também, que a qualidade das ferramentas e máquinas utilizadas pelos funcionários seja adequada. Além disso, é necessário o acesso ao equipamento correto para realizar determinada atividade, evitando a utilização de ferramentas improvisadas que possam colocar sua vida em risco.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a busca por proteção e prevenção de acidentes precisa do comprometimento do empregador no cumprimento das normas que exigem a disponibilização de EPIs aos trabalhadores.

“Quando falamos de segurança dentro da oficina, não há uma função mais importante que a outra. Todos devem seguir os procedimentos para a prevenção de acidentes, e diminuir os riscos no ambiente de trabalho”, afirma.

Equipamentos de proteção

Os principais EPIs utilizados para a segurança nesse ambiente de trabalho são os óculos de segurança, as luvas, as botas, a máscara para soldador com lentes protetoras, o avental, o protetor auricular e as mangas de proteção.

Evitar a desorganização também é uma forma de prevenir os acidentes em uma oficina mecânica. Quanto mais arrumado for o local de trabalho, mais fácil de encontrar o que necessita, diminuindo os riscos de acidentes.

Fonte: Sinttrol