Uma pesquisa realizada pela organização InternetLab aponta que Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) são os presidenciáveis com o maior número de robôs como seguidores.
Conhecidos como “bots”, os robôs são um tipo específico de programa de computador que realiza tarefas de forma autônomia, a partir de algoritmos.
De acordo com a pesquisa, quase 700 mil dos 1,914 milhão de seguidores de Marina são robôs, uma proporção de 36%. Alckmin tem 455 mil bots em sua base de fãs, o equivalente a 46% de seus seguidores. Já Bolsonaro tem pouco mais de 400 mil de uma base de 1,118 milhão, ou 34% do total.
Embora liderem o ranking em números absolutos, os três presidenciáveis ficam atrás de Álvaro Dias (Podemos) em relação à proporção de robôs em suas bases. O ex-tucano tem 64% de robôs entre seus seguidores. Em seguida, vem Alckmin (46%), Fernando Collor (40%), Marina (36%), Bolsonaro (34%), Ciro Gomes (32%) e Rodrigo Maia (30%).
O ex-presidente Lula possui 74 mil robôs como seguidores, uma proporção de 22%, mesmo índice de Manuela D’Ávila, seguida por 45 mil bots. O candidato que possui a menor proporção de robôs em sua base de fãs é Guilherme Boulos, com 14%.
Fonte: Carta Capital