Os motoristas enfrentam uma série de desafios pelas rodovias do país. Além de lidar com a má conservação das rodovias, precisam precaver-se ao se depararem com determinadas situações de mudanças meteorológicas. Afinal, calor em excesso, chuvas torrenciais, neblina, entre outras intempéries dificultam ainda mais a já dura rotina desses trabalhadores.

“Adotar medidas preventivas em casos de interferências climáticas ajuda o motorista a evitar acidentes, principalmente quando não pode deixar de viajar, por pressão ou por prazos curtos impostos pelos patrões”, afirma o presidente do Instituto São Cristóvão, João Batista da Silva.

Por isso, antes de iniciar uma viagem, mesmo que ela seja curta, é importante se informar sobre as condições do tempo, para se prevenir da maneira correta ou, se for o caso, adiar a viagem para uma outra data, evitando pegar a estrada em condições desfavoráveis. Confira algumas dicas e recomendações.

Chuvas fortes e neblina

Mais comum em locais onde ocorre uma rápida variação da temperatura, como em proximidades de rios, vales e serras, o tempo nebuloso poderá ocasionar chuvas e neblina, restringindo a visibilidade do condutor. Ao perceber o aumento de chuva ou de névoa, o motorista deve redobrar a atenção, reduzir a velocidade, ficar de olho em todas as sinalizações e evitar fazer ultrapassagens.

Caso a chuva aperte e comprometa a nitidez, assim como pode ocorrer com intensa neblina, o motorista deve identificar um local e encostar o veículo na primeira oportunidade, sempre buscando lugares seguros e movimentados.

Serras

Além de serem geralmente regiões mais difíceis de dirigir, as serras costumam ter alta incidência de temporais e nevoeiros. Por isso, conduzir o veículo com cautela, fazer uso do freio motor, andar engrenado nas descidas e manter uma distância segura dos veículos são recomendações que podem evitar acidentes.

Mala e acessórios

Passar calor ou frio é ruim em qualquer situação, ainda mais trabalhando. Para evitar esse tipo de desconforto, a dica é preparar a mala colocando peças que sirvam para enfrentar tanto o calor forte como um frio mais ameno.

Carregar ainda um soro fisiológico na cabine pode auxiliar quando a temperatura estiver elevada, para aplicar no nariz ressecado ou nos olhos, ajudando a lubrificar ou a inibir irritações.

Fonte: Instituto São Cristóvão