A manutenção dos veículos é tão importante quanto a direção defensiva e o respeito às regras de trânsito. Um caminhão sem cuidados periódicos pode colocar em risco não só a segurança do motorista rodoviário, mas a de todas as pessoas que trafegam nas rodovias.
Um dos componentes que exigem avaliação constante e minuciosa é o sistema de freio. Se os itens que o compõem estiverem muito desgastados, a capacidade de frenagem diminui drasticamente, podendo resultar em acidentes graves.
O ideal é realizar uma revisão completa no sistema de freio a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados, ou de acordo com a orientação da montadora. É um serviço de baixo custo diante da importância que ele tem para a segurança nas estradas.
O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, relembra que o cuidado com a manutenção é de responsabilidade das empresas. “O empregador precisa garantir que o trabalhador terá um veículo seguro para trabalhar. Ao menosprezar a importância dessa revisão, a empresa coloca o motorista e toda a sociedade em risco”, afirma.
Está na hora de revisar?
Sabe-se que o empregador é responsável por todas as revisões dos veículos, mas uma dose extra de atenção é suficiente para identificar a necessidade de uma manutenção no sistema de freio. Estar atento a essas mudanças retarda o aumento da distância de frenagem e contribui para uma direção mais segura.
A alteração da pressão pneumática, o tempo de enchimento do reservatório de ar e o acúmulo de umidade nos componentes do sistema de freio são sinais de que é preciso revisá-lo. Além disso, se for possível, é aconselhável que o motorista confira se as peças desgastadas foram substituídas por outras originais.
Se o trabalhador notar que a empresa está sendo negligente com a manutenção dos veículos, ele deve entrar em contato com o sindicato que o representa. A segurança do trabalhador precisa estar em primeiro lugar.
Fonte: ISC