A questão da mobilidade urbana tem sido discutida com mais frequência nos últimos anos. A reflexão sobre alguns problemas pode ser útil ao contribuir para que algumas soluções sejam pensadas.
Certas situações são entendidas pelas pessoas de maneira equivocada. Por isso, o Instituto São Cristovão (ISC) ligado a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) traz alguns mitos sobre o trânsito e a mobilidade urbana do site CityLab, que foram estudados por especialistas de diversas partes do mundo e mostraram ser equívocos comuns.
Mito 1 – Há quem diga que quanto mais rodovias, haverá menos tráfego. Na prática, acontece o oposto. O exemplo citado pelo site é bastante simples. Supondo que em uma única pista existam 100 automóveis, com a criação de uma segunda pista imagina-se que cada pista teria 50 veículos. Ao longo do tempo, as novas vias começarão a ser vistas como uma nova opção para outros motoristas e mais automóveis ocuparão esses espaços.
Mito 2 – Mais trânsito implica menos tráfego. Com o espaço que é liberado quando uma pessoa deixa de usar o seu automóvel e passa a utilizar o transporte público, os outros motoristas entendem que teriam mais espaço para circular. É um processo de constante congestionamento.
Mito 3 – As ciclovias atrapalham o fluxo do trânsito. Muitas cidades já implementaram as ciclovias e mostraram resultados bastantes positivos. Em Nova Iorque, por exemplo, duas avenidas receberam as ciclovias – reduzindo o número de pistas de cinco para quatro. Houve uma redução de deslocamento dos automóveis de 35%.
Mito 4 – Pistas mais largas implicam mais segurança. O motorista, por acreditar que a largura das faixas torna a via mais segura, acaba dirigindo em velocidade mais alta. Isso aumenta as chances de que acidentes aconteçam, tornando a via – na verdade – menos segura.
Mito 5 – A pista do vizinho é sempre mais rápida. Em congestionamentos, é normal acreditar que as pistas do lado fluem melhor. Ao trocar de faixas constantemente, o motorista atrapalha o fluxo do trânsito, que acaba sendo prejudicado. Isso gera ainda mais demora.
Mito 6 – O problema do trânsito é o motorista. Algumas pessoas insistem que o engarrafamento é causado por motoristas que não sabem conduzir. Segundo especialistas, cada movimento impreciso gera uma onda de choque que causa um efeito dominó. A consequência é o congestionamento das ruas ou rodovias.
Mito 7 – Reduzir o número de veículos diminui o congestionamento. Em um grande evento, uma cidade dos Estados Unidos avisou aos motoristas que algumas interrupções seriam feitas no trânsito da região. Diferente do que era esperado, as ruas ficaram vazias.
Mito 8 – Retirar uma rodovia urbana pode atrapalhar o trânsito. Algumas cidades estão desativando as rodovias urbanas e implantando espaços públicos, como parques. Além de reduzir o congestionamento, a população ganha um espaço de uso público.
O debate sobre as questões da mobilidade urbana tem um papel importante para o desenvolvimento das cidades. De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, “às vezes há resistência contra transformações, mas esses estudos mostram que mudanças podem ser feitas para reduzir os problemas do trânsito em nossas cidades”.
Fonte: Fetropar