O Outubro Rosa é um movimento global de prevenção ao câncer de mama. O Sindeesmat abraçou essa causa e desenvolve uma campanha extensiva todos os anos para garantir que a categoria esteja bem informada e protegida contra a doença.
Confira algumas dicas para se prevenir:
- O autoexame é indispensável para um diagnóstico precoce
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 80% dos casos, a própria paciente descobre o tumor por meio do autoxame.
A prática consiste em tocar e observar a região pelo menos uma vez por mês em busca de qualquer alteração. Além de analisar as mamas, também é importante observar as axilas e o pescoço em busca de alterações.
- Mulheres jovens também precisam se cuidar
Embora a maioria dos casos de câncer de mama ocorra em pessoas com mais de 50 anos, mulheres de todas as faixas etárias precisam ficar atentas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% dos casos se manifestam em pessoas com menos de 20 anos. Por isso, é fundamental que todas façam o autoexame regularmente!
- A mamografia é a chave para salvar vidas
O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. O teste dura menos de 20 minutos e pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
É importante realizar a mamografia porque, por meio dela, é possível detectar nódulos muito pequenos, que ainda não podem ser sentidos no autoexame. Com isso, a paciente pode iniciar o tratamento muito mais rápido e aumentar suas chances de recuperação.
De acordo com o INCA, quando o câncer de mama é descoberto no início, as possibilidades de cura chegam a 95%.
- Não deixe de participar da caminhada contra o câncer de mama do Sindeesmat!
Todos os anos, o sindicato promove a caminhada contra o câncer de mama. A ação promove a conscientização contra a doença e ajuda mulheres de dentro e de fora da categoria a se prevenirem. Não fique de fora dessa!
Fonte: Sindeesmat