Quando um dirigente sindical assume um mandato, ele tem a obrigação de garantir a transparência na gestão de contas da entidade. Foi o que destacou o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, durante a reunião do Conselho Fiscal, que ocorreu na quarta-feira (27).
O saldo que a entidade apresentou, em abril, maio e junho, foi positivo. Os delegados do Conselho aprovaram o resultado. Segundo João Batista, uma Federação equilibrada também é exemplo para que os sindicatos filiados adotem uma política de equilíbrio na movimentação financeira.
“Isso nos dá uma estabilidade para podermos programar as ações sindicais e as ações políticas. De modo que essa transparência e esse rigor na prestação de contas é uma coisa indispensável para a garantia da estabilidade de ação coletiva e social da entidade”, considerou.
Algumas ações específicas da Federação, como os cursos ofertados pelo Instituto São Cristóvão (ISC), a interlocução da Fetropar com o Ministério Público do Trabalho e a mediação, nas negociações coletivas, contribuem para o reconhecimento da organização.
Um dos conselheiros efetivos da entidade Dino Cesar Morais de Mattos acentuou que a transparência, a organização e a responsabilidade com os recursos arrecadados do trabalhador permite um diálogo melhor com os sindicatos, com a sociedade e com os próprios trabalhadores.
Para que haja participação efetiva, o também conselheiro efetivo Jair Korobinski comentou que a transparência é fundamental.
“Todos os eventos que a Federação faz são de um saldo positivo, porque as decisões são tomadas em conjunto. As negociações também são feitas assim e todo mundo participa”, ressaltou.
Para que haja crescimento, os próximos passos da Fetropar incluem a implementação de um Observatório de Segurança e Saúde do Trabalhador e uma assessoria econômica, por meio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além da realização de seminários, das orientações organizativas e das campanhas de filiação.
Fonte: Fetropar