Como saber quais requisitos são indispensáveis e quais critérios serão avaliados pelo empregador na hora da avaliação curricular? É comum que o trabalhador tenha dúvidas sobre como tornar o currículo interessante para as empresas e obter maiores chances de ser contratado.

No caso dos motoristas, um dos principais critérios observados é relacionado à idade e a sua habilidade para dirigir. Isso porque o candidato precisa ter pelo menos 21 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com as categorias C, D ou E.

Também recomenda-se ter conhecimento para realizar operações com sistemas e equipamentos tecnológicos de ponta. Ser versátil para manobrar veículos de marcas, modelos e tamanhos diferentes é outro aspecto indispensável.

Experiência e perfil profissional

A experiência prévia é um fator praticamente obrigatório para conquistar um emprego. Portanto, essas informações precisam aparecer de forma direta e clara no currículo, logo abaixo dos dados pessoais.

Essas informações devem estar organizadas, por exemplo, apresentando cada uma das empresas onde o trabalhador já atuou anteriormente, a duração do emprego, quais funções foram desempenhadas e quais os trechos e cidades por onde costumava passar.

Reforçar qualidades e características pessoais durante as entrevistas também pode auxiliar na conquista da vaga. Sendo assim, pontualidade, postura, responsabilidade, desejo de aprender e boa comunicação interna são aspectos que valorizam o trabalhador e podem se destacar para o recrutador.

O presidente do Instituto São Cristóvão (ISC), João Batista da Silva, lembra que nas entrevistas é preciso atenção quando o tema for o salário. “O candidato não deve se submeter a baixas remunerações, ele pode se informar com seu sindicato sobre os valores salariais da região para ter uma base e negociar. E também para saber qual o piso da categoria”, ressalta.

Mais estudos, mais chances de sucesso

As empresas buscam aumentar o nível de qualificação de suas equipes e profissionais observando quem está em constante aprendizado. Logo, o investimento em sua própria formação é um diferencial para o motorista. Cursos, como de direção defensiva, de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), primeiros socorros, mecânica básica, legislação de trânsito, transporte escolar, transporte de passageiros, idiomas, entre outros são diferenciais.

O Instituto São Cristóvão é mantido pela Fetropar e por outras entidades e realiza frequentemente cursos de qualificação e reciclagem, em sua sede ou em parceria com sindicatos filiados à Federação. Conheça os cursos em www. institutosc.org.br

Distribua seu currículo

É o trabalhador que precisa chegar até a empresa. Pesquisar na internet empresas próximas da sua residência ou no mesmo bairro, além de pedir indicações para os amigos são bons caminhos para distribuir seu currículo. Você pode entregá-lo pessoalmente ou cadastrá-lo no site da empresa.

Fonte: Fetropar e Instituto São Cristóvão