Contêineres, máquinas, grandes toras de madeira, turbinas, geradores de energia eólica, peças com mais de 60 toneladas. Estes são alguns exemplos de cargas especiais que, constantemente, precisam ser transportadas pelas rodovias e estradas brasileiras.
Para transportar as “cargas indivisíveis” são necessários caminhões com boa estrutura e Autorização Especial de Tráfego (AET). Mas, além desses requisitos, é indispensável que o transporte seja feito por motoristas especializados nesse tipo de condução.
Essa é uma determinação que consta na resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde julho do ano passado. Segundo a resolução, o transporte das cargas indivisíveis exige que os motoristas realizem um curso de especialização, com carga horária mínima de 50 horas.
“O transporte de indivisíveis é uma modalidade cuja demanda está crescendo no mercado. Por isso, o curso de formação permite que motorista vá além do cumprimento de uma lei de trânsito, pois garante a preparação necessária para a atuação nessa modalidade de direção especial”, afirma o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.
Para realizar o treinamento, o motorista precisa preencher alguns requisitos, como ser maior de 21 anos e estar habilitado na categoria “C” ou “E” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A certificação é oferecida gratuitamente pelo Instituto São Cristóvão (ISC) em parceria com a Fetropar. Noções de primeiros socorros, direção defensiva e movimentação de cargas são alguns dos temas tratados durante o treinamento.
Além disso, o curso de indivisíveis promovido pelo ISC é oferecido periodicamente para motoristas de diversas cidades do estado. Acesse o site e saiba mais.
Fonte: Fetropar