A administração de uma organização sindical depende da união entre os dirigentes. E para tratar das questões referentes à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), faz-se necessário o apoio de todos os sindicatos filiados.

Por isso, em 24 de novembro, foi realizada uma reunião, na sede da Federação, com o intuito de debater os principais assuntos que envolvem a entidade. Durante o encontro, as lideranças sindicais discutiram os assuntos nacionais que afetam o movimento dos trabalhadores, além dos temas internos que atingem o desenvolvimento e o crescimento das organizações sindicais.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, (antiga PEC 241) que tramita no Senado e prevê o congelamento dos salários, por exemplo, é uma das causas das manifestações que estão ocorrendo no país.

Diante da situação política nacional e sobre a possibilidade de apoio à pauta de greve, que está movimentando outras categorias, o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, considerou que a Federação também precisa se engajar, tendo em vista a bandeira adversa que está se prenunciando.

“Não há clima para fazermos greve geral, mas a Federação pondera que não seria uma boa atitude ficarmos inertes”, considerou.

Negociações

Para atender às necessidades dos trabalhadores e debater as pré-pautas de reivindicações salariais para o ano que vem, os sindicatos filiados à Federação realizaram, de 16 a 18 de novembro, assembleias com as respectivas categorias.

De acordo com o secretário de Negociações Coletivas e Jurídico, Jaceguai Teixeira, as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) estão sendo firmadas conforme as definições das categorias preponderantes. A grande batalha, porém, é conseguir reajustes acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Estamos fechando as negociações conforme as categorias preponderantes. Reiteramos que, o que as categorias preponderantes fecharem, também iremos considerar”, explicou.

Os dirigentes também avaliaram a prestação de contas dos últimos períodos e propuseram a inclusão de novos cursos para o Instituto São Cristóvão (ISC).

Fonte: Fetropar