Desde que nascemos, precisamos enfrentar filas. O bebê já precisa aguardar, por exemplo, a sua vez de ir ao berçário. Na escola, é a vez de enfrentar a fila na hora do lanche. E quando chega a vida adulta, as filas se tornam parte da rotina de todos. É fila no restaurante, no caixa do supermercado e do banco e até fila para entrar no cinema.
Para facilitar a vida do trabalhador, alguns serviços usam o atendimento via telefone. É o caso do telefone 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem já precisou dos serviços do INSS sabe o quanto pode ser demorado. Em São Paulo, por exemplo, a espera na fila para pedir aposentadoria é de seis meses. Isso não quer dizer que o trabalhador passa todo esse tempo na agência, mas que é preciso esperar para conseguir o atendimento.
O INSS é responsável pelo pagamento de benefícios aos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social. Se o trabalhador não pode mais trabalhar e vai se aposentar, ele precisa de alguma segurança, que é dada pela Previdência. Assim, ele e a família estão assegurados para casos de emergência.
Quem contribui com o INSS sabe que a principal vantagem é o recebimento de benefícios durante a aposentadoria. Outro benefício é o direito ao auxílio-doença, caso o trabalhador precise ser afastado por motivos de saúde, por exemplo.
O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior, explica que o atendimento 135 facilita o acesso do trabalhador à Previdência Social. “A assistência por telefone permite que o trabalhador tenha comodidade. Isso evita que os cidadãos se desloquem sem necessidade até as agências do INSS”, informa.
Ao ligar para o 135, é importante destacar que o trabalhador precisa ter em mãos os documentos pessoais, o número do Programa de Integração Social (PIS/Pasep) e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Para algumas situações, será solicitado que o trabalhador informe, também, o número do requerimento ou do benefício.
Esse procedimento agiliza a vida do trabalhador e não o deixa esperando longas horas ao telefone. Assim, torna-se mais fácil o agendamento de data e hora para comparecer em uma das agências da Previdência Social.
Durante a semana, o atendimento é mais rápido após as 15h. Aos sábados o trabalhador também consegue agendar horário mais rapidamente. É possível telefonar, de segunda a sábado, das 8h às 22h. Ao ser atendido, o segurado escuta diversas opções para o atendimento.
Na primeira opção o trabalhador pode agendar a perícia médica. Já na segunda opção é possível fazer outros agendamentos, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio-reclusão, dentre outros. Por último, há a terceira opção, destinada a quem quiser saber mais informações sobre seu benefício.
Fonte: Sindeesmat