O Sinttrol realizará nesta quarta-feira (8) a votação para decidir se haverá paralisação geral dos trabalhadores em 15 de março. A assembleia foi definida na sexta-feira (3), após reunião com 52 entidades de diversas categorias do estado.

A votação terá início às 5h da manhã nas garagens da TCGL, TIL, LONDRISUL E Viação Garcia. Após as 8h, as urnas estarão nos terminas e nas praças onde serão realizadas paradas e trocas de tripulação. A votação será encerrada às 17h, com apuração imediata do resultado.

A ação foi motivada pela desaprovação dos sindicatos com relação às reformas trabalhista e previdenciária, propostas pelo governo federal. Entre outros retrocessos, as reformas acabam de vez com a aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição, permite pensões inferiores ao piso mínimo e enfraquecem a representação sindical de dentro das empresas.

A decisão será plebiscitária, onde os participantes deverão votar “SIM” se aprovarem a paralisação, ou “NÃO” se forem contra a greve geral. O voto será secreto. Caso aprovada a paralisação, os sindicatos irão produzir faixas e cartazes sobre o assunto, além de realizar passeata pelo centro, na quarta-feira (15).

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a decisão pela assembleia é uma forma de respeitar o pensamento majoritário das categorias. “Vamos acatar o que for decidido pela maioria. A greve geral pretende alcançar os usuários do transporte coletivo e cada sindicato do estado, para que possamos lutar unidos contra as reformas”, afirma.

Fonte: Sinttrol