Postos de pesagem de carga ganharão novo modelo com o objetivo acelerar o processo da pesagem nas rodovias. Desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o novo sistema deve ser implementado nas rodovias de todo o Brasil.

Estima-se que os 35 primeiros Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (Piafs) comecem a operar no início de 2017. Atualmente, no Brasil existem 73 Postos de Pesagem Veicular (PPVs), sendo 41 fixos e 32 móveis, em pleno funcionamento e fazendo o controle de pesagem manualmente por agentes de trânsito desde a década de 1970.

Os primeiros Piafs licitados serão instalados em rodovias administradas pelo governo federal em 14 estados, e devem ser localizados o mais próximo possível das regiões onde as cargas são geradas para evitar que os veículos trafeguem com excesso de peso e danifiquem o pavimento das rodovias. Além destes Postos licitados, outras 27 unidades já foram validadas e 64 potenciais locais foram identificados pelo Dnit.

O novo modelo de fiscalização poupa tempo dos caminhoneiros que carregam corretamente a carga, já que a operação pode ser feita sem a necessidade da presença física do agente de trânsito, visto que este pode exercer sua atividade em Centros de Controle Operacionais.

Somente serão parados os veículos que terão de passar por ações administrativas (transbordo ou remanejamento). Anualmente, o cálculo é de que a frota nacional de carga fique parada em torno de 800 horas devido às fiscalizações.

Como funcionam os Piafs

Utilizando a tecnologia do sistema de pesagem em movimento, por meio de sensores de scanner a laser e câmeras instaladas nas rodovias, os Piafs garantem a agilidade e o controle do excesso de peso ao fiscalizar os veículos enquanto trafegam sem a necessidade de reduzir a velocidade ou parar os caminhões.

Os Postos diminuem o tempo de parada dos veículos nas balanças, pois os agentes da estação de controle selecionam, previamente, os caminhões com indicativo de excesso de peso, de dimensões ou com outras irregularidades. Estes serão orientados por meio de painéis eletrônicos a reduzir a velocidade e passar pela balança de precisão no posto de fiscalização. O sistema conta, ainda, com unidade de Controle de Fuga em pista.

A nova tecnologia promove também uma grande economia, uma vez que se toda a malha rodoviária pavimentada fosse protegida por pesagem seriam poupados R$ 2 bilhões anuais em reparos. A economia se estende também ao motorista que, com a preservação do pavimento, evita gastos com a manutenção do veículo.

Para o presidente da Federação de dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, “os novos postos de pesagem serão de grande utilidade para o motorista, pois agilizarão o processo e reduzirão o tempo de viagem”.

Fonte: Fetropar