Dos 63 milhões de brasileiros possuem problema de visão total ou parcial, 30% são motoristas profissionais, segundo pesquisa de 2005, realizada pela Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abiótica). A maioria destes problemas podem ser corrigidos pelo uso de óculos.

Sendo a visão um dos principais sentidos utilizados ao dirigir, todo o cuidado com ela é pouco. Para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor deve passar por exames de aptidão quanto à visão, e cada categoria requer uma Acuidade Visual (AV) diferente.

A AV é o grau de aptidão do olho para distinguir detalhes de forma e contorno dos objetos. Assim, na ordem da A até a E, cada categoria da CNH exige uma aptidão e Acuidade maior.

Muitos motoristas só podem dirigir com óculos ou lentes corretivas, isso porque, ao realizar o exame de aptidão, a carteira já sai com o resultado: apto, ou apto com restrições. As  limitações mais normais encontradas são miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Depois de obter a primeira CNH, o condutor refaz os exames médicos obrigatoriamente apenas a cada cinco anos, para a renovação da carteira. Para motoristas profissionais, o ideal é a realização de exames oftalmológicos anualmente, já que a restrição de aptidão da CNH deve ser cumprida à risca – caso contrário, constitui uma infração de trânsito.

Para a correção dos problemas visuais, é indicado o uso de óculos. Entretanto, oftalmologistas apontam que os óculos escuros utilizados por muitos motoristas na verdade diminuem a AV e a percepção de contraste. Assim, durante o dia, as melhores lentes são as fotossensíveis que escurecem de acordo com a intensidade de luz, protegendo os olhos da radiação ultravioleta, e prevenindo cataratas e degeneração da retina.

Para míopes que têm maior dificuldade de adaptação ao anoitecer, a solução é utilizar lentes de grau na cor âmbar, que melhoram a visão de contraste. Já aqueles que dirigem à noite devem optar por lentes amarelas, que reduzem o ofuscamento causado por faróis.

Caso haja dificuldade de enxergar à noite, o indicado é procurar um médico oftalmologista, pois pode sinalizar início de catarata, já que a doença reduz em quatro vezes a visão noturna.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), João Batista da Silva, acredita na importância da realização de exames oftalmológicos para motoristas profissionais. “Os motoristas devem estar atentos ao dirigir. Problemas de visão podem atrapalhar a sua condução e colocar em risco a vida do próprio trabalhador e de todos ao seu redor”.

Fonte: Fetropar