O trabalhador precisa se qualificar. Isso traz melhorias para o trabalho que ele desenvolve. Fazer cursos, por exemplo, proporciona melhores oportunidades de colocação no mercado.

Para atender às necessidades dos trabalhadores que representa, e também de outros sindicatos, o Sindeesmat apresentou duas ofertas de cursos ao Instituto São Cristóvão (ISC) em 12 de maio: curso de oratória e o curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Durante o encontro, o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, relatou as dificuldades encontradas nas empresas e a falta de treinamentos voltados aos empregados.

O treinamento, de CIPA, por exemplo, é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários. Durante as aulas, os trabalhadores aprendem temas relacionados à prevenção de acidentes e às doenças ocupacionais.

A CIPA é formada por um grupo de funcionários que são eleitos por outros colegas e indicados pelo empregador. O dever da equipe é zelar pelas normas de segurança e pelo cumprimento das regras. Conforme destacou o técnico de segurança Dirceu Salvo, instrutor do curso de CIPA, a segurança nas empresas é um fator que ainda precisa de aprimoramento.

Segundo Dirceu, a falta de treinamento e atualização do funcionário trazem problemas futuros.  Os riscos ergonômicos – aqueles que causam distúrbios tanto físicos como psicológicos – são os mais frequentes no dia a dia do trabalhador. A exposição ao ruído, por exemplo, pode trazer complicações.

“A gente não fala só em acidente presente. A gente fala “a longo prazo”, que são as doenças ocupacionais. Elas chegam lá na frente. E quando você vê que está com um problema, já é tarde”, salientou o instrutor.

O curso tem duração de 20 horas e deve ser ministrado durante o horário de trabalho.

Aprimorar o autoconhecimento

IMG_1378A comunicação dos trabalhadores é um dos fatores que fortalecem o movimento sindical. Por isso, o Sindeesmat apresentou, também, a proposta de um curso de oratória. A finalidade do treinamento, segundo a advogada e instrutora Beatriz Oliveira de Paola, é proporcionar autoconhecimento por meio da oratória.

“O curso é voltado para o aprimoramento humano, para a pessoa se enxergar melhor, se empoderar. Ela se conhecendo, vai descobrir as suas qualidades e defeitos”, explicou a instrutora.

A ideia é ofertar o curso para o público interno da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e os trabalhadores das empresas. O curso de oratória tem duração de 30 horas e costuma ser aberto para uma equipe de 20 a 25 alunos.IMG_1336

De acordo com o presidente Agisberto, o ISC pode atender os condutores do setor de transporte e também o pessoal da manutenção e da administração.

“A proposta dos cursos é para o Sindeesmat – que é uma categoria de mais de três mil funcionários –  selar o trabalho com o ISC e também com os demais sindicatos”, finalizou.

Fonte: Sindeesmat